domingo, 9 de novembro de 2014

Um mix de emoções na primeira viagem de carro pela China !


Com as férias chegando, fui atrás de obter minha carteira de motorista chinês. A primeira meta: alugar um carro e visitar o campo em um canto do sudoeste de Guangxi Zhuang. Consegui um carro alugado por 250 yuan (US$ 41) por dia.

"Excelente!", Pensei. Eu tenho um Nissan econômico com ar condicionado, permissão para dirigir por 400km e cinco dias livres explorar. O que poderia ser melhor?




Mas, então, a realidade apareceu: fui imediatamente confrontado com o trânsito das ruas da capital da província. Esta não era uma tarefa simples. Nanning, uma cidade de 3 milhões de pessoas que supostamente tem mais motos do que qualquer cidade do mundo, e em ruas movimentadas, na faixa da direita tende a ser preenchido com elas. Muitas vezes as motos carregam uma mãe, um pai e um ou dois filhos pequenos. Eles tecem dentro e fora do tráfego em cruzamentos, além dos carros, caminhões, tuk-tuks, vans e outros veículos - e pedestres - que fazem ruas as chinesas tão coloridas.

Finalmente, depois de uma parte da noite angustiante, voltei para o hotel, de alguma forma, sem um acidente. Com o mapa pronto na manhã seguinte, encontrei o trânsito pior devido à construção de uma linha de metro, o qual estava, claro, na rota que eu deveria pegar para sair da cidade.




Finalmente pensei que estava indo em direção Daxin County, a oeste. Mas não, eu estava na estrada errada e estava a caminho de Daming Mountain, outro destaque da província. Quando percebi isso, fui forçado a percorrer cerca de 25km antes de um retorno. Tentei não levar isso como um presságio para os próximos dias. 

Comecei a dirigir para o norte de Nanning em uma via expressa a 110km/h. Logo lembrei de uma coisa boa sobre a semana de férias que escolhi para fazer esta viagem: Todos os pedágios foram dispensados. Dirigir sem ter que parar nos pedágios sem dúvida salvou muito tempo - e dinheiro - porque impediu engarrafamentos.





Daqui em diante, o maior problema foi seguir as indicações para me certificar de que estava nas estradas certas. No começo todos os sinais fora de Nanning eram apenas em chinês, mas logo começaram a aparecer alguns bilíngües. Socorro! Entre os sinais esporadicamente em inglês e os números de rodovias, eu dirigi ao longo de algumas das mais belas paisagens através da qual eu já percorridos.

Além de rios, montanhas e paisagens do campo, fui à uma praia no Mar do Sul da China que ficava na cidade de Dongxing, na fronteira vietnamita. Peguei estradas de terra para vilas de pescadores antigos, comi frutos do mar e atravessei uma cidade e parei para fotografar gigantescas estátuas de pedra com vista para a água. Tudo isso foi espontâneo. O acesso aos locais foi muito além do que estaria disponível através de transporte público e abrangente que existe na China.




No dia 5, eu voltei em Nanning em dois pneus quase carecas e sem a calota dianteira esquerda. Eu não tenho idéia o que aconteceu com os pneus, mas um foi danificado o suficiente para precisar de substituição. Custo: 450 yuan para o pneu e 30 para a calota. 

Foi uma viagem ótima que eu levarei comigo para o resto da vida. Uma experiência gratificante. 

Fonte: Shanghai Daily. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário